A General Motors decidiu postergar o retorno às atividades dos funcionários da fábrica de Gravataí (RS) que estavam em day-off desde 12 de junho. Segundo o sindicato local dos metalúrgicos, a montadora concedeu mais dois dias ao trabalhadores, que agora retornam na segunda-feira, 26.
A medida adotada pela companhia para adequar a produção à demanda por veículos zero quilômetro no país, em queda, envolveu cerca de 2,5 mil funcionários da unidade, que estava operando em dois turnos. A fábrica gaúcha produz o Chevrolet Onix nas versões hatch e sedã.
Já em São José dos Campos (SP), onde são produzidos os Chevrolet S10 e Trailblazer, a montadora manteve proposta de lay-off, que é a suspensão dos contratos de trabalho, para 1,2 mil funcionários da unidade durante reunião mantida com o sindicato local dos metalúrgicos na sexta-feira, 16.
De acordo com a entidade de classe, a GM reforçou na oportunidade a necessidade da suspensão dos contratos, alegando queda na venda de veículos. Os trabalhadores negociam com a montadora garantias de manutenção dos empregos. Uma nova reunião está agendada para quinta-feira, 22.
Fonte: automotivebusiness.com.br