História

Era março de 2007. E, no dia 17 daquele mês, funcionários da Bridgestone, da Continental e da IPB oficializaram a criação do Sindicato dos Trabalhadores dos Artefatos de Borracha de Camaçari e Simões Filho.

No ato de fundação, foi assumido o compromisso de atuar na defesa dos direitos e interesses da categoria, da democracia, da ética e da moral, sempre respeitando o Estatuto da entidade, aprovado no mesmo dia. Para os trabalhadores, o ato de criação da entidade representativa foi um marco histórico e vitorioso, conforme documentado em ata.

Na assembleia, que aprovou a fundação do Sindborracha, também foi realizada a eleição e a posse da diretoria eleita, composta pelo presidente, Clodoaldo Bartolomeu Gomes, oito secretários e três integrantes do Conselho Fiscal. O mandato previsto era de três anos, como é praticado até hoje, e a primeira sede funcionava na avenida Eixo Urbano Central.

Antes da existência do Sindborracha de Camaçari e Simões Filho, a categoria era base do sindicato de Feira de Santana. Mas, insatisfeitos com os acordos firmados com o patronato e a condução das negociações, os colaboradores das fábricas de Camaçari – Bridgestone, Continental e IPB – decidiram desmembrar a base e fundar uma entidade que os representasse de verdade.

E Clodoaldo, que era um verdadeiro líder, foi fundamental nesse processo. Não à toa, foi indicado para assumir a presidência naquele momento. E, assim, seguiu até 2012, quando faleceu e deixou o seu legado de defender os interesses dos trabalhadores acima de tudo.

Ao longo dos anos, o Sindicato foi se firmando como entidade representativa, e, em 2017, ampliou a base, passando a englobar Salvador e Região Metropolitana.

 

Conheça a Diretoria

Josué da Purificação Pereira (Bridgestone)    Presidente

Jotemildo Mário Ribeiro Cerqueira Silva (Continental)   Secretário de Finanças

Edimar da Silva Santos (Continental)   Secretário de Comunicação e Imprensa

Eleandro Fernandes da Paixão (Bridgestone)   Secretário de Formação Sindical

Raimundo Pereira Araújo (Continental)   Secretário de Assuntos Jurídicos

Fábio Souza da Silva (Continental)   Secretário de Previdência Social

Marcos Vinícius de Souza (Continental)   Secretário de Gênero, Raça e Etnia

Alex Sandro Santana da Silva (Bridgestone)   Secretário de Esporte, Cultura e Lazer

 

Suplentes da Diretoria Executiva

Izaías de Lima Santos (Bridgestone)

Nelson Martins (Continental)

Emerson Oliveira da Silva (Bridgestone)

 

Conselho Fiscal Efetivo

 Anderson Barbosa dos Santos (Bridgestone)

Ivan Teixeira Cruz (Bridgestone)