Vendas de veículos ganham força na 1ª quinzena de abril

Depois de um primeiro trimestre abatido, as vendas de veículos enfim mostraram alguma reação na primeira quinzena de abril. Até o dia 14 foram licenciados 73,9 mil veículos novos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número representa evolução de 13,5% sobre a primeira metade de março.

Os dados do Renavam foram adiantados por uma fonte a Automotive Business. Com esse resultado, a média de emplacamentos foi de 7,3 mil veículos em cada um dos 10 dias úteis da quinzena. O ritmo é mais alto do que as 6,6 mil unidades/dia registradas ao longo do mês de março.

Caso as vendas de veículos sigam nesse compasso durante a segunda metade de abril, o setor deve alcançar os 130 mil emplacamentos esperados pelo setor da distribuição de veículos para o mês.

Expectativa de melhora nos próximos meses

Caso a tendência de fortalecimento das vendas se mantenha, o mercado vai convergir para a expectativa da Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no Brasil. Segundo a organização, desde o começo do ano a expectativa era de um primeiro trimestre com demanda mais fraca, com melhora gradativa nos meses seguintes.

Outro fator que pode ter influenciado a melhora do patamar de vendas é a redução do IPI, Imposto sobre Produto Industrializado. Alíquota ficou 18,5% menor para automóveis, o que pode representar diminuição de 1% a 4% no preço dos veículos. Ainda assim, há a promessa do governo de uma nova diminuição do tributo, o que pode manter muitos clientes em compasso de espera até que a desoneração seja, de fato, implementada.

Apesar da melhora na quinzena, a própria Anfavea admite que o cenário é um tanto adverso. A falta de semicondutores para fabricar veículos persiste, impedindo as empresas de abastecerem suas concessionárias. Além disso, a alta de inflação e, consequentemente, dos juros para conter a escalada de preços, tem tornado o financiamento de veículos caro demais para a maior parte dos brasileiros.

Fonte: automotivebusiness.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *