Iniciada na segunda-feira (20), em Brasília (DF), a 8ª Plenária da CNQ-CUT reuniu lideranças políticas, sociais e sindicais, além de trabalhadores do ramo químico das cinco regiões do país, para debater sobre mudanças na conjuntura e os desafios do mundo do trabalho e do setor. O evento terminou nesta quarta-feira (22).
De acordo com a CNQ, as plenárias nacionais são promovidas pela Confederação na metade dos mandatos das direções vigentes, em caráter avaliativo, com o propósito de analisar mudanças na conjuntura, debater o realinhamento das ações aprovadas no Congresso anterior para o Plano de Lutas, além de discutir temas pertinentes ao mundo do trabalho, como organização das mulheres, da juventude trabalhadora, direitos e proteção aos LGBTQIA+, formação sindical, aposentadoria sindical e saúde.
O presidente do Sindborracha de Camaçari, Salvador e Região Metropolitana, Josué Pereira, que também é diretor regional nordeste da CNQ, participou do evento, que contou com a presença do secretário Nacional de Desenvolvimento da Indústria e Inovação do Ministério da Indústria, Uallace Moreira. Quem também esteve no evento foi o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Na oportunidade, o dirigente sindical falou sobre a dificuldade que o setor pneumático vem passando devido à invasão de pneus importados colocando em risco os empregos, e teve o retorno positivo dos representantes do Governo Federal de que estudos técnicos estão em andamento para apresentação de propostas ao setor.