Nesta terça e quarta-feira (4 e 5/04), a diretoria do Sindborracha de Salvador e Região Metropolitana se reuniu com os funcionários da Bridgestone e da Continental, respectivamente. Na pauta, uma parada na produção nos dias 1º, 3, 4 e 5 de julho, anunciada pelas fábricas, para a implantação de um sistema novo. Os trabalhadores aprovaram a compensação dos quatro dias de pausa nos feriados de setembro: dia 7, Independência do Brasil, e dia 28, aniversário de Camaçari.
Fotos: Patrick Abreu/Destaque1
Outro tema abordado foi a vitória em relação à isenção da taxação dos pneus importados, revogada no mês passado, após pressão da categoria. Em fevereiro, representantes dos trabalhadores se reuniram com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em São Paulo. Como resposta, o governo determinou a volta do imposto de 16% sobre os pneus vindo de fora. A suspensão da cobrança ameaçava a produção nas fábricas do Brasil e, consequentemente, os empregos do setor no país.
Os diretores do Sindborracha aproveitaram para distribuir a cartilha sobre assédio sexual e assédio moral, desenvolvida pela entidade sindical, e falaram sobre o tema. No texto, orientações sobre como identificar e o que fazer se perceber que está sendo vítima.
Ainda na pauta, a tradicional comemoração do 1º de Maio promovida pelo Sindicato. Esta ano marca a retomada do evento presencial após três anos, por conta da pandemia da Covid-19. A final do Torneio de Futebol, música, alegria e diversão estão garantidos para as famílias.
O processo relativo ao FGTS, que o Sindicato entrou com ação em favor dos trabalhadores, também foi abordado durante os encontros dessa semana. A previsão é de que seja julgado no próximo dia 20 de abril.