17 de março de 2007. Esse foi o dia da fundação do Sindicato dos Borracheiros de Camaçari, por Clodoaldo Bartolomeu Gomes e outros companheiros, que fazem parte da diretora ainda hoje. Ao longo desses 16 anos de caminhada, foram muitas lutas e muitas conquistas históricas para a categoria. A entidade cresceu e ampliou a base, passando a englobar Salvador e Região Metropolitana também.
Gradativamente, a entidade trouxe melhorias para a categoria e, atualmente, está em uma nova fase, de diálogo mais aberto e mais transparente com as empresas. “Prova disso é que a categoria conquistou um acordo coletivo significativo para 2022 e 2023 com a Bridgestone e a Continental. Os trabalhadores já sabem que esse ano vão receber PL de R$ 13 mil, que o reajuste salarial já está aprovado, assim como a manutenção de todos os itens dos acordos coletivos anteriores”, explica o presidente Josué Pereira.
Para celebrar com os associados, a diretoria do Sindborracha está preparando uma comemoração para o dia 1º de maio, depois de três anos sem confraternização, por conta da pandemia. “Agora em 2023, estamos fazendo de tudo para receber os trabalhadores e suas famílias com uma festa bacana”, disse Josué.
O presidente completou ainda, ressaltando que foram muitas as perdas nos últimos anos, devido aos governos anteriores – de direita – terem aprovado as reformas Trabalhista e da Previdência, além da Lei de Terceirização. Mas, que a categoria está otimista. “Esperamos que nos próximos anos, possamos ter acordos coletivos cada vez mais forte, para que os trabalhadores tenham voz e vez. É um trabalho feito em unidade entre todos os diretores e a base. Unidos, a gente luta, conquista e vence”, concluiu.