Brasil tem novo recorde de pedidos de demissão no último ano

O Brasil teve, nos últimos 12 meses, 6,467 milhões de pedidos de demissão entre os trabalhadores com carteira assinada. Este é o novo recorde, mesmo com o desemprego ainda em nível elevado e a dificuldade para voltar ao mercado de trabalho. O dado equivale a 32,4% do total de desligamentos de trabalhadores no período (19,984 milhões). Ou seja, um de cada três desligamentos foi iniciativa do trabalhador.

O levantamento é com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O recorde leva em conta o período a partir de janeiro de 2012, início da série histórica do Caged com a metodologia atual de contagem de vagas.

Em relação a julho de 2021, quando foram registradas cerca de 4,539 milhões de demissões, houve um avanço de 42,5% no número dentro do acumulado de 12 meses.

Bahia

No mês de julho, o número de pedidos de demissão registrados no estado foi de 12.876 e um total de 50.925 desligamentos. No acumulado de 12 meses, considerando até junho, 138.302 baianos pediram demissão e, ao todo, 706.818 foram desligados.

Áreas

Entre os setores nos quais foram registrados mais pedidos de demissão, estão alojamento e alimentação. Os setores de Atividades Administrativas e Serviços Complementares; Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas; Informação e Comunicação vêm em seguida na maior proporção de pedidos de demissão dentro do total de vagas. Isso revela que o movimento é maior entre profissionais mais qualificados e de setores mais aquecidos.

Com informações do G1/Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *