A Bridgestone Americas anunciou o fechamento de sua planta de pneus radiais para caminhões e ônibus em LaVergne, Tennessee, em 31 de julho de 2025, como parte de uma estratégia para otimizar sua presença comercial, reduzir custos e fortalecer sua competitividade nos Estados Unidos. A medida afetará cerca de 700 funcionários. A empresa também planeja ajustes em outras operações, incluindo a redução de capacidade e força de trabalho na planta de pneus agrícolas em Des Moines, Iowa, e em suas áreas corporativas e de vendas.
Além disso, a Bridgestone está implementando medidas semelhantes na América Latina, incluindo cortes de custos e redução de capacidade no Brasil e na Argentina. Essas iniciativas fazem parte da segunda fase do Plano de Negócios de Médio Prazo (2024-2026), visando eficiência operacional e sustentabilidade a longo prazo. Apesar das mudanças, a empresa reforça seu compromisso com a sociedade, a economia e a mobilidade.
Este cenário é visto com preocupação pela categoria. O Sindborracha de Salvador e Região Metropolitana, acompanha as recentes notícias que indicam o risco de perda de empregos para trabalhadores, independentemente do país em que atuam. “Sabemos que a instabilidade no mercado de trabalho afeta diretamente a vida de milhares de famílias, e estamos comprometidos em buscar soluções para minimizar os impactos dessa realidade, defendendo a preservação dos empregos e o fortalecimento das condições de trabalho para todos os profissionais da categoria”, afirma o presidente Josué Pereira.