O setor de borracha viveu um importante momento agora neste mês de novembro: um encontro internacional, que reuniu representantes de mais de 20 países, como Turquia, Irã, Suíça, Índia, Chile, Itália e Argentina, entre participações presenciais e on-line. O evento aconteceu em Praia Grande (SP), nos dias 8, 9 e 10. Na pauta: transformações no setor, segurança do trabalho e negociações coletivas.
A diretoria do Sindborracha marcou presença no evento. Durante a mesa de abertura, representando a CNQ e a CUT, Josué Pereira, presidente do Sindborracha, falou sobre a cooperação e da solidariedade global por parte das entidades que representam os trabalhadores, diante de desafios comuns enfrentados em diferentes países.
Ele também destacou a necessidade do diálogo do movimento sindical com as instâncias governamentais. “O objetivo é fazer com que os interesses da classe trabalhadora sejam considerados nas políticas públicas, legislações e programas no âmbito da reindustrialização e da transição justa”, afirmou Josué Pereira.