Depois da já conhecida camiseta feita a partir de garrafas PET recicladas, chegou a hora de empregar o material em um item mais inusitado: pneus. Pois é o que a Continental começou a fazer.
A companhia iniciou a produção de seus primeiros produtos que têm garrafas PET recicladas como parte de suas matérias-primas. A solução ganhou o nome de ContiRe.Tex e passou a ser fabricada em Lousana, Portugal, usada em cinco modelos de pneus da marca. O plano, segundo a fabricante, é levar a novidade para outros mercados gradativamente.
A Continental aponta que o material foi apresentado pela primeira vez em setembro de 2021 e substitui completamente o poliéster convencional. Segundo a companhia, em um carro de passeio, o conjunto de pneus absorve o material equivalente a 40 garrafas recicladas.
Pneus sustentáveis
O alto volume de garrafas PET é um grande desafio ambiental. A sigla é abreviação de Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico criado ainda nos anos 1940 e cada vez mais presente com o crescimento da oferta de bebidas engarrafas.
A Continental aponta que, outra vantagem da tecnologia que desenvolveu, é que a reciclagem do material não demanda etapas químicas intermediárias. O processo é feito a partir da limpeza mecânica das garrafas, seguida de trituração para transformar o PET em um material granulado que, enfim, é transformado em fios de poliéster.
A novidade é parte do processo de pesquisa da empresa para, a partir de 2050, usar apenas materiais sustentáveis para produzir pneus.
Fonte: automotivebusiness.com.br