Sindborracha participa de Ato Unificado em Brasília

Milhares de trabalhadores se reuniram na capital federal para exigir novas conquistas. O Sindborracha marcou presença no ato unificado da classe trabalhadora, realizado na última quarta-feira (22), e levantou sua bandeira em defesa de pautas essenciais para classe trabalhadora, como emprego decente, menos impostos, juros mais baixos, educação de qualidade, defesa do meio ambiente, entre outras reivindicações.

Pautas:

Pela reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e medidas de proteção e amparo a aos trabalhadores;

Educação: revogação do Novo Ensino Médio;

Valorização do serviço público: Contra a PEC 32/Reforma Administrativa;

Em defesa da Convenção 151/defesa da negociação coletiva;

Trabalho decente: redução da jornada de trabalho e empregos decentes;

Salário igual para trabalho igual: defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres;

Reforma agrária e alimento no prato

Menos impostos para trabalhadores: juros baixos e correção da tabela de imposto de renda;

Valorização do salário mínimo e das aposentadorias;

Transição justa e ecológica em defesa da vida;

Em defesa do PLC 12/24, por Direitos dos Motoristas por Aplicativos

Trabalhadores da Continental aprovam acordo coletivo

Essa sexta-feira (10) foi marcada por mais avanços para os trabalhadores do ramo da borracha. Durante assembleia realizada pelo Sindborracha, os funcionários da Continental aprovaram o acordo coletivo, que terá vigência de dois anos.

A negociação começou ainda no mês de abril, quando a diretoria do Sindicato apresentou a proposta de pauta à empresa.

Preocupados com concorrência desleal de pneus importados, trabalhadores se reúnem com Ministério do Trabalho

Josué Pereira, presidente do Sindborracha, junto com outros líderes sindicais e empresariais, apresentou uma pauta urgente ao Ministério do Trabalho e Emprego, nesta quinta-feira (9), contra a concorrência desleal de pneus importados no Brasil. A comitiva expressou preocupação com a situação, destacando a dificuldade de competir com pneus importados que chegam a preços próximos ou abaixo do custo da matéria-prima, além de causarem impactos ambientais significativos. Os líderes sindicais e empresariais ressaltaram as medidas já tomadas para enfrentar essa concorrência, mas enfatizaram que não têm sido eficazes diante dos preços desproporcionais dos concorrentes estrangeiros.

Márcio Ferreira, presidente da Fenabor (Federação Nacional do Trabalhadores da Borracha), concordou com essa preocupação e destacou os esforços da Federação e do Sintrabor para buscar soluções junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário em diversos níveis governamentais. Ele enfatizou a necessidade de proteger os empregos e garantir uma vida melhor para os trabalhadores e a população onde as indústrias de pneus e borracha estão presentes no Brasil.

Josué Pereira endossou a posição da Fenabor, ressaltando a importância de proteger os empregos dos trabalhadores e se colocando à disposição para continuar lutando em defesa dos direitos dos trabalhadores. O Ministério do Trabalho e Emprego comprometeu-se a apoiar e buscar soluções para as reivindicações sindicais e empresariais apresentadas.

Sindicalizados fazem uma grande festa no 1º de Maio

Mais uma vez, a tradicional festa do Dia do Trabalhador promovida pelo Sindborracha de Camaçari, Salvador e Região Metropolitana movimentou os sindicalizados e suas famílias. Foi um dia de muita diversão e integração. Além das apresentações musicais de bandas e DJ, os presentes puderam usufruir de um espaço para as crianças brincarem e o bom e velho sorteio de brindes. Esse ano, foram sorteados camisas oficiais de times de futebol, óculos, TV e um prêmio extra: master truck. No total, foram contemplados 22 trabalhadores.

As comemorações começaram logo cedo, com a grande final da 9ª edição do Torneio de Futebol Clodoaldo Bartolomeu Gomes. Esse ano, inclusive, a competição contou com a participação do filho de Clodoaldo, João Cláudio Gomes. Na última partida da competição, saiu vencedor o time da Turma B da Continental, que bateu o time da Turma B da Bridgestone.

Além das famílias dos trabalhadores, as comemorações do 1º de Maio, que aconteceram na Arena 2 de Julho, contaram com presenças de personalidades, como o ex-prefeito Luiz Caetano e o vereador Tagner. Estiveram presentes também representantes da Bridgestone: Miler Luglio, diretor, e Davidson garcia, gerente de qualidade, e Gian Petruci, gerente de produção, bem como o diretor da Continental: Sérgio Rocha.

Para a diretoria, a festa entrou para a história do Sindicato.