Presidente do Sindborracha faz parte da delegação brasileira na China
Em Pequim (China), desde o dia 21 de abril, a delegação brasileira dos trabalhadores da borracha, chefiada pelo presidente da Fenabor/Sintrabor-SP, Márcio Ferreira, e o presidente do Sindborracha de Camaçari e Região Metropolitana, Josué Pereira, para conhecer o sistema sindical do país. Eles foram recebidos pela comissão do Departamento Internacional da ACFTU (All-China Federation of Trade Unions – Federação Nacional dos Sindicatos da China).
Na segunda-feira (22), a delegação participou do um encontro de Intercâmbio Sindical Setorial com importantes dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU) entre os quais o vice-presidente Nacional do Setor da Borracha e Pneumáticas da China, Jinliang Zheng, o diretor Adjunto do Departamento Internacional da ACFTU, Jiaheng Zheng, a dirigente do Setor da Borracha e Pneumáticas, Huihui Liu, a chefe do Departamento Internacional para as Américas, Xin Zhao, a dirigente do Departamento Internacional da ACFTU, Shuja Zhang, e o dirigente do Departamento Internacional do Partido Comunista Chinês, Yunxiang Wang.
Dando continuidade à agenda internacional, a delegação chegou à cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan, na China, na terça-feira (23). Durante reunião com representantes do Departamento Internacional da Federação dos Sindicatos Henan e de outros sindicatos do setor da borracha e pneumáticas da região.
Na oportunidade, foi acordada a elaboração e firmado protocolo de irmandade, intercâmbio e solidariedade entre os sindicatos da província e as entidades representativas brasileiras que fazem a missão na China. O objetivo desse importante acordo histórico entre a delegação brasileira e a Federação de Henan é o aprofundamento e fortalecimento do intercâmbio entre ambos.
O grupo também conheceu a sede da fábrica da Pirelli. Durante a visita, conheceram um pouco sobre a atuação da empresa e do entendimento com os sindicatos e os trabalhadores. Foram destacadas como principais ações as questões de segurança, saúde, formação e qualificação dos trabalhadores, com inovação e tecnologia, concursos e premiações, além de ações sociais, artísticas e culturais. Outra observação importante foi a qualidade do ambiente de trabalho.
Finalizando a agitada agenda, nesta quinta-feira (25), os brasileiros visitaram dois centros de Prestação de Serviços da Federação dos Sindicatos em Pequim. Durante o intercâmbio, os dirigentes chineses explicaram os diversos serviços prestados pelo Sindicato de Pequim para a melhoria e qualidade de vida dos trabalhadores, como: atendimento sobre saúde mental e psicológica, serviço social e recreativo, formação e qualificação profissional.
O presidente do Sindborracha, Josué Pereira, considera de grande importância a agenda de trabalho durante o intercâmbio no país chinês e reafirmou a importância do fortalecimento do intercâmbio e a solidariedade entre os trabalhadores e os povos do Brasil e da China. “Estamos realmente impressionados de forma positiva com grau de desenvolvimento da China”, afirmou Josué.
Para Márcio Ferreira, fez uma explanação sobre o contexto e conjuntura no Brasil, a importância do fortalecimento do intercâmbio, cooperação e agenda internacional. “O objetivo é fortalecer o intercâmbio e aprofundar os conhecimentos sobre a realidade dos trabalhadores em ambos os países”, afirmou.