Nova diretoria do Sindborracha é empossada em Camaçari, para o quadriênio 2024-2028
A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (7) e contou com representações nacionais e internacionais dos trabalhadores do ramo da borracha
Esta quinta-feira (7) foi de comemoração para o Sindborracha de Salvador, Camaçari e Região Metropolitana. Isso porque a nova diretoria foi empossada. Eleitos com 75% dos votos válidos, no pleito de dezembro, que contou com 1352 eleitores, os dirigentes ficam à frente do sindicato pelos próximos quatro anos (quadriênio 2024-2028). Com cinco novos integrantes, a renovação é um diferencial para essa gestão.
O destaque da noite foi a trajetória vitoriosa da entidade ao longo desses 17 anos de luta, como a greve de 52 dias em 2012, a maior da história do setor no Brasil e que mudou de vez a relação entre os empregadores e a direção do Sindborracha. Uma marca do legado de Clodoaldo Bartolomeu Gomes, um dos fundadores da entidade e grande líder político para a categoria.
“O nosso trabalho começou no dia 17 de março de 2007, quando o sindicato foi fundado pelo companheiro Clodoaldo, que fez toda a base para a gente seguir na luta em defesa dos trabalhadores e entrou para a nossa história. E é por isso que hoje temos uma relação diferente com o empregador”, lembrou o presidente reeleito Josué Pereira, que chega ao quarto mandato.
Os trabalhadores também lembraram que a rotina de dirigente sindical é bastante intensa e requer dedicação. “Estamos sempre prontos para entrar em ação. E eu tenho muito orgulho de fazer parte disso, pois somos um sindicato com uma diretoria muito ativa e participativa, que tem voz, liderada por um presidente atento, que ouve e nos permite falar”, pontuou Eleandro da Paixão, diretor de Organização e Administração.
Adinailton Oliveira, que integra a diretoria pela primeira vez, eleito para o Conselho Fiscal da entidade, concordou. “Fazer parte dessa equipe me motiva a lutar pelos trabalhadores associados e contribuir sempre para o bem maior de nossa categoria”.
A solenidade contou com presenças importantes para o movimento sindical do Brasil e da Argentina, reforçando a importância e a representatividade do sindicato. Entre estes, o presidente da Federação Nacional do Ramo da Borracha (Fenabor) e do Sintrabor, Márcio Ferreira, a presidente da CUT-BA, Leninha da CUT, a diretora da CNQ, Elisabeth Sacramento, o presidente do Sutna (Sindicato Único de Trabalhadores do ramo Pneumático da Argentina), Manuel Crespo, e representantes dos sindicatos da categoria de São Paulo, Rio de Janeiro e Feira de Santana, bem como de outras categorias.
Para o presidente Josué Pereira, esta ampla participação é muito representativa. “A força da união sindical se manifestou hoje aqui, cada pessoa presente representa um compromisso forte com a nossa causa. Esse momento é muito significativo para o sindicato. Esta unidade nos fortalece”, afirmou Josué.
Direção Executiva
Presidência – Josué Pereira
Finanças – Jotemildo Mário
Organização e Administração – Eleandro Paixão
Comunicação e Imprensa – Edimar Santos
Formação Sindical – Izaías de Lima
Assuntos Jurídicos – Raimundo Araújo
Previdência Social – Fábio Souza
Gênero, Raça e Etnia – Marcos Vinícius de Souza
Esporte, Cultura e Lazer – Ivan Teixeira
Suplentes
Emerson Silva
Nelson Martins
Anderson Barbosa
Luciano Cerqueira
Danilo Gonçalves
Conselho Fiscal
Adinailton Lima
Adriano Oliveira
Alexandro Damasceno