Nova diretoria do Sindborracha é empossada em Camaçari, para o quadriênio 2024-2028

A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (7) e contou com representações nacionais e internacionais dos trabalhadores do ramo da borracha

Esta quinta-feira (7) foi de comemoração para o Sindborracha de Salvador, Camaçari e Região Metropolitana. Isso porque a nova diretoria foi empossada. Eleitos com 75% dos votos válidos, no pleito de dezembro, que contou com 1352 eleitores, os dirigentes ficam à frente do sindicato pelos próximos quatro anos (quadriênio 2024-2028). Com cinco novos integrantes, a renovação é um diferencial para essa gestão.

O destaque da noite foi a trajetória vitoriosa da entidade ao longo desses 17 anos de luta, como a greve de 52 dias em 2012, a maior da história do setor no Brasil e que mudou de vez a relação entre os empregadores e a direção do Sindborracha. Uma marca do legado de Clodoaldo Bartolomeu Gomes, um dos fundadores da entidade e grande líder político para a categoria.

“O nosso trabalho começou no dia 17 de março de 2007, quando o sindicato foi fundado pelo companheiro Clodoaldo, que fez toda a base para a gente seguir na luta em defesa dos trabalhadores e entrou para a nossa história. E é por isso que hoje temos uma relação diferente com o empregador”, lembrou o presidente reeleito Josué Pereira, que chega ao quarto mandato.

Os trabalhadores também lembraram que a rotina de dirigente sindical é bastante intensa e requer dedicação. “Estamos sempre prontos para entrar em ação. E eu tenho muito orgulho de fazer parte disso, pois somos um sindicato com uma diretoria muito ativa e participativa, que tem voz, liderada por um presidente atento, que ouve e nos permite falar”, pontuou Eleandro da Paixão, diretor de Organização e Administração.

Adinailton Oliveira, que integra a diretoria pela primeira vez, eleito para o Conselho Fiscal da entidade, concordou. “Fazer parte dessa equipe me motiva a lutar pelos trabalhadores associados e contribuir sempre para o bem maior de nossa categoria”.

A solenidade contou com presenças importantes para o movimento sindical do Brasil e da Argentina, reforçando a importância e a representatividade do sindicato. Entre estes, o presidente da Federação Nacional do Ramo da Borracha (Fenabor) e do Sintrabor, Márcio Ferreira, a presidente da CUT-BA, Leninha da CUT, a diretora da CNQ, Elisabeth Sacramento, o presidente do Sutna (Sindicato Único de Trabalhadores do ramo Pneumático da Argentina), Manuel Crespo, e representantes dos sindicatos da categoria de São Paulo, Rio de Janeiro e Feira de Santana, bem como de outras categorias.

Para o presidente Josué Pereira, esta ampla participação é muito representativa. “A força da união sindical se manifestou hoje aqui, cada pessoa presente representa um compromisso forte com a nossa causa. Esse momento é muito significativo para o sindicato. Esta unidade nos fortalece”, afirmou Josué.

Direção Executiva

Presidência – Josué Pereira
Finanças – Jotemildo Mário
Organização e Administração – Eleandro Paixão
Comunicação e Imprensa – Edimar Santos
Formação Sindical – Izaías de Lima
Assuntos Jurídicos – Raimundo Araújo
Previdência Social – Fábio Souza
Gênero, Raça e Etnia – Marcos Vinícius de Souza
Esporte, Cultura e Lazer – Ivan Teixeira

Suplentes

Emerson Silva
Nelson Martins
Anderson Barbosa
Luciano Cerqueira
Danilo Gonçalves

Conselho Fiscal

Adinailton Lima
Adriano Oliveira
Alexandro Damasceno

Diretoria eleita do Sindborracha toma posse nesta quinta, em Camaçari

Eleita em dezembro passado com 75% dos votos válidos, a nova diretoria do Sindborracha será empossada na noite desta quinta-feira (7) e fica à frente da entidade pelo quadriênio 2024-2028. O evento acontece no Recanto das Orquídeas, a partir das 18h.

Este ano, a direção do sindicato será marcada pela renovação (cerca de 30%), já que entraram cinco novos diretores. Com a chegada dos novos dirigentes, o sindicato soma experiências, para conduzir cada vez melhor o trabalho em defesa e pela garantia dos direitos dos trabalhadores.

Para o presidente do Sindborracha, Josué Pereira, que foi reconduzido ao cargo, com um sindicato forte, quem ganha são os trabalhadores. “Nós representamos a categoria perante os empregadores. Quanto mais próximo o sindicato é da base, mais forte e com mais voz para fazer as tratativas”.

Em Camaçari, BYD dá início às obras da primeira fábrica no Brasil

A tarde desta terça-feira (5) foi marcada por um importante ato para a cidade de Camaçari. A empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), que está investindo no Brasil, deu início oficialmente às obras da primeira fábrica no Brasil. A planta será construída no terreno do antigo complexo da Ford.

Com investimento de R$ 3 bilhões, a expectativa é iniciar a produção até o início de 2025, com a geração de 10 mil empregos. A fábrica terá capacidade para 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.

O presidente do Sindborracha, Josué Pereira, e o diretor Financeiro, Jotemildo Mário, estiveram presentes na cerimônia, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. “A chegada da BYD é muito importante para Camaçari e  Bahia, pois vai gerar desenvolvimento e muitos empregos, justamente nesse momento difícil em que os trabalhadores do país, de uma forma geral, se encontram. Vai promover um impulsionamento econômico na região e, consequentemente, desenvolvimento econômico e social”, destaca o presidente.