Vitória para os trabalhadores. Governo retoma imposto sobre pneus importados
A importação de pneus de carga de cinco modelos voltou a ser tributada no Brasil. De acordo com resolução aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União, o imposto de 16% está valendo novamente. A retomada da cobrança ocorre após dois anos da isenção aprovada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no intuito de reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.
De acordo com o comunicado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a medida foi tomada para incentivar a produção de pneus e, assim, evitar as demissões nas fábricas instaladas no Brasil, que enfrentaram uma queda na produção, devido ao aumento de importados.
Com os estoques cheios, as empresas ameaçaram paralisar as atividades e enxugar o quadro de funcionários. Mas, ao que tudo indica, diante do fim da isenção tributária, o setor já sinalizou recuo nos planos de demissões.
Um alívio para os trabalhadores dessas fábricas, que sofriam com os empregos ameaçados. Empenhados em reverter a situação, representantes da catergoria se reuniram com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a quem entregaram documentos e forneceram informações sobre o problema causado pela isenção.